DOUTORADO (Informações para Qualificação e Defesa)
Aqui esclareceremos algumas informações necessárias para a Qualificação e Defesa de DOUTORADO, de acordo com as exigências solicitadas pelo Colegiado do Programa.
IMPORTANTE ler o Regulamento (Resolução COPP/UFMS nº 653/2023 – Arts. 49 ao 58)
- A QUALIFICAÇÃO deve ser realizada no prazo máximo de 44 meses a partir da sua entrada no Programa.
- A DEFESA deve ser realizado no prazo máximo de 48 meses a partir da sua entrada no Programa.
Obs.: Se for necessário pedir prorrogação de permanência (casos extremos), a justificativa e o parecer do orientador deve ser enviado para aprovação do colegiado, ficando sujeito a aprovação ou não do mesmo. IMPORTANTE: O aluno para pedir prorrogação deve ter qualificado dentro do tempo estipulado.
Obs.: Não existe prorrogação de prazo para QUALIFICAÇÃO. Alunos que não qualificarem até o 44º mês, ficam sujeitos a desligamento do Programa.
Solicitação de QUALIFICAÇÃO:
Para aprovação do Colegiado, o Pedido de Exame de Qualificação tem que seguir os seguintes requisitos:
- Ter completado com aprovação os créditos mínimos exigidos (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 11 créditos em disciplinas optativas).
- Formulário “Banca Qualificação de Doutorado”, encontrado no endereço: http://saudecentroeste.ufms.br/formularios/ devidamente preenchido no Word, assinado pelo orientador, salvo em PDF e enviado no e-mail saudecoeste.famed@ufms.br (Não serão aceitos formulários preenchidos a mão).
- Tese em PDF (Não se faz mais necessário o material impresso), enviada para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br.
- Artigo(s) DA TESE em PDF, submetido(s), ou aceito(s), ou publicado(s). Enviado para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br, lembrando que deve ser no mínimo B1, INTERDISCIPLINAR.
Obs.:
• Todos os 4 itens são obrigatórios. Entretanto apenas o item 2, 3 e 4 devem ser comprovados por e-mail.
• Os pedidos devem ser feitos no mínimo 20 dias antes da data a ser agendada. E ser enviado via e-mail institucional do orientador.
• A qualificação pode ser virtual utilizando o MEET (agendamento deve ser realizado com passaporte institucional) ou Presencial (o agendamento da sala é de responsabilidade do orientador, pelo sistema de agendamentos da UFMS).
Será composta por 3 membros e 1 suplente: OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
portadores no mínimo, de grau de doutor.
• 1 Membro Presidente (orientador);
• 1 Membro Interno ou Externo ao PPG (pode ser professor do PPG, ou Dr. sem vínculo com o Programa);
• 1 Membro Externo ao PPG (Dr. sem vínculo com o Programa);
• 1 Suplente (pode ser professor do PPG, ou Dr. Externo sem vínculo ao PPG).
• O membro externo ao PPG é OBRIGATÓRIO, portanto na hora da escolha do suplente, sugestiona-se dar preferencia para que seja um membro externo ao PPG. Se por um acaso o membro externo não participar da banca no dia, e suplente ter vinculo com o PPG, o orientador deverá solicitar nova banca à secretaria.
• Na falta de um dos membros da banca, deverá ser chamado para a banca o suplente (observando o item anterior).
• Coorientador só poderá participar de banca, se for professor permanente do PPG e presidir a banca no lugar do orientador (os dois na mesma banca não é permitido).
Solicitação de DEFESA:
Para aprovação do Colegiado, o Pedido de Defesa tem que seguir os seguintes requisitos:
- Ter completado com aprovação os créditos mínimos exigidos (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 11 créditos em disciplinas optativas).
- Estar aprovado no Exame de Qualificação.
- Formulário “Banca Defesa de Doutorado”, encontrado no endereço: http://saudecentroeste.ufms.br/formularios/ devidamente preenchido no Word, assinado pelo orientador, salvo em PDF e enviado no e-mail saudecoeste.famed@ufms.br (Não serão aceitos formulários preenchidos a mão).
- Tese em PDF (Não se faz mais necessário o material impresso), enviada para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br
- Artigo(s) DA TESE em PDF, publicado(s) ou com aceite de publicação. Enviado para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br, lembrando que deve ser no mínimo B1, INTERDISCIPLINAR.
Obs.:
• Todos os 5 itens são obrigatórios. Entretanto apenas o item 3, 4 e 5 devem ser comprovados por e-mail.
• Os pedidos devem ser feitos no mínimo 20 dias antes da data a ser agendada. E ser enviado via e-mail institucional do orientador.
• A defesa pode ser virtual utilizando o MEET (agendamento deve ser realizado com passaporte institucional) ou Presencial (o agendamento da sala é de responsabilidade do orientador, pelo sistema de agendamentos da UFMS).
Será composta por 5 membros e 1 suplente: OSB.: • Os membros externo ao PPG e externo à UFMS são OBRIGATÓRIOS, portanto na hora da escolha do suplente, sugestiona-se dar preferencia para membros externos. Se por um acaso no dia da defesa, a banca não ter esses dois requisitos, o orientador deverá solicitar nova banca à secretaria.
portadores no mínimo, de grau de doutor.
• 1 Membro Presidente (orientador);
• 1 Membro Interno (professor do PPG);
• 1 Membro Interno ou Externo ao PPG (pode ser professor do PPG, ou Dr. sem vínculo com o Programa);
• 1 Membro Externo ao PPG (Dr. sem vínculo com ao Programa);
• 1 Membro Externo à Instituição (Dr. sem vínculo com a UFMS);
• 1 suplente (um Dr. Interno com vínculo ao PPG, ou Dr. Externo sem vínculo ao PPG ou UFMS).
• Na falta de um dos membros da banca, deverá ser chamado para a banca o suplente (observando o item anterior).
• Coorientador só poderá participar de banca, se for professor permanente do PPG e presidir a banca no lugar do orientador (os dois na mesma banca não é permitido).