Bolsas

Orientações para o Envio dos Arquivos para Implementação de Bolsa CAPES DS

• Todos os seis itens listados abaixo devem ser enviados em um único e-mail para saudecoeste.famed@ufms.br.
• Cada documento deve ser anexado separadamente, no formato PDF, totalizando seis arquivos individuais.
• Os documentos que foram digitalizados, devem estar legíveis (a secretaria pode solicitar que reenviem a documentação caso não esteja adequada).

IMPORTANTE: Os formulários em PDF devem ser preenchidos no adobe acrobat antes de ser assinados digitalmente (a assinatura digital deve ser o último passo a ser realizado)

1. Comprovante de Conta Corrente

  • A conta deve ser exclusivamente no Banco do Brasil.
  • Tipo de conta: Somente conta corrente individual (não pode ser conta conjunta ou poupança).
  • Caso precise abrir uma conta, solicite junto à secretaria do curso o documento necessário para abertura.
  • Enviar um dos seguintes documentos para comprovação da conta:
    • Comprovante de abertura de conta corrente contendo número da conta e agência; ou
    • Cópia do cartão bancário (somente o lado onde consta o número da conta e agência – APAGAR o código CVV); ou
    • Extrato bancário, desde que sem valores visíveis, apenas com os dados da conta e agência.

2. Termo de Compromisso CAPES

  • O termo de compromisso deve ser preenchido corretamente em todos os campos.
  • O documento deve ser enviado em formato PDF.
  • A assinatura deve ser digital, realizada via GOV BR.
  • Verifique se todas as informações estão corretas antes do envio para evitar retrabalho.

TERMO DE COMPROMISSO  link atualizado em 03.2025

Obs.: preencher todos os campos no adobe acrobat e assinar depois.

3. Declaração de Acúmulo de Renda / Declaração de Não Acúmulo de Renda

  • Alunos convocados pela lista de “prioridade” devem enviar a Declaração de Não Acúmulo de Renda, assinada digitalmente via GOV BR, em PDF.

DECLARAÇÃO DE NÃO ACÚMULO DE RENDA  link atualizado em 03.2025

Obs.: preencher todos os campos no adobe acrobat e assinar depois.

  • Alunos convocados pela lista de “sem prioridade” devem enviar a Declaração de Acúmulo de Renda, assinada digitalmente via GOV BR, em PDF.

DECLARAÇÃO DE ACÚMULOS link atualizado em 03.2025

Obs.: preencher todos os campos no adobe acrobat e assinar depois.

OBS.:
• Ambas as declarações devem conter a assinatura do orientador (realizada via GOV BR) nos campos designados antes do envio (o aluno é responsável por esta etapa).
• Enviar sem a assinatura da coordenação (a secretaria providenciará esta etapa).

 

4. Formulário de cadastro de bolsa.

  • O termo de compromisso deve ser preenchido corretamente em todos os campos.
  • O documento deve ser enviado em formato PDF.
  • A assinatura deve ser digital, realizada via GOV BR.
  • Verifique se todas as informações estão corretas antes do envio para evitar retrabalho.

FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BOLSA

Obs.: preencher todos os campos no adobe acrobat e assinar depois.

5. Comprovante de Situação Cadastral no CPF

  • Comprovante obtido no site da Receita Federal.

6. Cópia da Carteira de Trabalho e do número PIS/PASEP

  • Enviar cópia digitalizada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo:
    • Página com foto e identificação;
    • Página do último contrato de trabalho;
    • Página seguinte em branco.
  • Enviar também cópia do número PIS/PASEP.

Link com informações sobre a bolsa Demanda Social: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-no-pais/programa-de-demanda-social-ds


Cancelamento de Bolsa

FORMULÁRIO DE CANCELAMENTO DE BOLSA

Favor atentar-se para preencher todos os campo corretamente. Tentar ao máximo deixar em uma folha única. SALVAR EM PDF, e enviar para o e-mail da secretaria.
A assinatura Presidente da Comissão, será inserida na secretaria após conferência dos dados.