MESTRADO (Informações para Qualificação e Defesa)

Aqui esclareceremos algumas informações necessárias para a Qualificação e Defesa de MESTRADO, de acordo com as exigências solicitadas pelo Colegiado do Programa.
IMPORTANTE ler o Regulamento (Resolução COPP/UFMS nº 653/2023 – Arts. 49 ao 58)

  1. A QUALIFICAÇÃO, deve ser realizada no prazo máximo de vinte e dois meses a partir da sua entrada no Programa.
  2. A DEFESA deve ser realizado no prazo máximo de 24 meses a partir da sua entrada no Programa.
    Obs.: Se for necessário pedir prorrogação de permanência (casos extremos), a justificativa e o parecer do orientador deve ser enviado para aprovação do colegiado, ficando sujeito a aprovação ou não do mesmo. IMPORTANTE: O aluno para pedir prorrogação deve ter qualificado dentro do tempo estipulado.

Solicitação de QUALIFICAÇÃO:

Para aprovação do Colegiado, o Pedido de Exame de Qualificação tem que seguir os seguintes requisitos:

  1. Ter completado com aprovação os créditos mínimos exigidos (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 6 créditos em disciplinas optativas).
  2. Formulário “Banca Qualificação de Mestrado”, encontrado no endereço: http://saudecentroeste.ufms.br/formularios/ devidamente preenchido no Word, assinado pelo orientador, salvo em PDF e enviado no e-mail saudecoeste.famed@ufms.br (Não serão aceitos formulários preenchidos a mão).
  3. Dissertação em PDF (Não se faz mais necessário o material impresso), enviada para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br
  4. Artigo(s) DA DISSERTAÇÃO em PDF, a ser(em) submetido(s) ou já submetido(s) ou já aceito(s), no formato de cada revista, enviado para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br, lembrando que deve ser no mínimo B1, INTERDISCIPLINAR.

Obs.:
• Todos os 4 itens são obrigatórios. Entretanto apenas o item 2, 3 e 4 devem ser comprovados por e-mail. 
• Os pedidos devem ser feitos no mínimo 20 dias antes da data a ser agendada. E ser enviado via e-mail institucional do orientador.
• A qualificação pode ser virtual utilizando o MEET (agendamento deve ser realizado com passaporte institucional) ou Presencial (o agendamento da sala é de responsabilidade do orientador, pelo sistema de agendamentos da UFMS). 

COMPOSIÇÃO DE BANCA DE QUALIFICAÇÃO MESTRADO:
portadores no mínimo de grau de doutor.

Será composta por 3 membros e 1 suplente: 
• 1 Membro Presidente (orientador);
• 1 Membro Interno ou Externo ao PPG (pode ser professor do PPG, ou Dr. sem vínculo com o Programa);
• 1 Membro Externo ao PPG (Dr. sem vínculo com o Programa);
• 1 Suplente (pode ser professor do PPG, ou Dr. Externo sem vínculo ao PPG).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
• O membro externo ao PPG é OBRIGATÓRIO, portanto na hora da escolha do suplente, sugestiona-se dar preferencia para que seja um membro externo ao PPG. Se por um acaso o membro externo não participar da banca no dia, e suplente ter vinculo com o PPG, o orientador deverá solicitar nova banca à secretaria.
• Na falta de um dos membros da banca, deverá ser chamado para a banca o suplente (observando o item anterior). 
• Coorientador só poderá participar de banca, se for professor permanente do PPG e presidir a banca no lugar do orientador (os dois na mesma banca não é permitido).

Solicitação de DEFESA:

Para aprovação do Colegiado, o Pedido de Defesa tem que seguir os seguintes requisitos:

  1. Ter completado com aprovação os créditos mínimos exigidos (14 créditos em disciplinas obrigatórias e 6 créditos em disciplinas optativas).
  2. Estar aprovado no Exame de Qualificação.
  3. Formulário “Banca Defesa de Mestrado”, encontrado no endereço: http://saudecentroeste.ufms.br/formularios/ devidamente preenchido no Word, assinado pelo orientador, salvo em PDF e enviado no e-mail saudecoeste.famed@ufms.br (Não serão aceitos formulários preenchidos a mão).
  4. Dissertação em PDF (Não se faz mais necessário o material impresso), enviada para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br
  5. Artigo(s) DA DISSERTAÇÃO publicado(s) ou com aceite de publicação ou submetidos, em PDF, enviado para o e-mail: saudecoeste.famed@ufms.br , lembrando que deve ser no mínimo B1, INTERDISCIPLINAR.

Obs.:
• Todos os 5 itens são obrigatórios. Entretanto apenas o item 3, 4 e 5 devem ser comprovados por e-mail. 
• Os pedidos devem ser feitos no mínimo 20 dias antes da data a ser agendada. E ser enviado via e-mail institucional do orientador.
• A defesa pode ser virtual utilizando o MEET (agendamento deve ser realizado com passaporte institucional) ou Presencial (o agendamento da sala é de responsabilidade do orientador, pelo sistema de agendamentos da UFMS). 

COMPOSIÇÃO DE BANCA DE DEFESA MESTRADO:
Portadores no mínimo de grau de doutor. 

Será composta por 3 membros e 1 suplente: 
• 1 Membro Presidente (orientador);
• 1 Membro Interno ou Externo ao PPG (pode ser professor do PPG, ou Dr. sem vínculo com o Programa);
• 1 Membro Externo ao PPG (Dr. sem vínculo com ao PPG);
• 1 suplente (pode ser professor do PPG, ou Dr. sem vínculo com o Programa).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
• O membro externo ao PPG é OBRIGATÓRIO, portanto na hora da escolha do suplente, sugestiona-se dar preferencia para que seja um membro externo ao PPG. Se por um acaso o membro externo não participar da banca no dia, e suplente ter vinculo com o PPG, o orientador deverá solicitar nova banca à secretaria.
• Na falta de um dos membros da banca, deverá ser chamado para a banca o suplente (observando o item anterior). 
• Coorientador só poderá participar de banca, se for professor permanente do PPG e presidir a banca no lugar do orientador (os dois na mesma banca não é permitido).